terça-feira, 22 de junho de 2010

O vazamento no Golfo não é novidade!

Em recantos esquecidos do planeta, desastres parecidos e permanentes acontecem e a socidade não toma ciência. Quem controla a mídia consciente ou inconscientemente não dá o devido destaque.

Segue abaixo reportagem sobre a situação vivencia no Delta do Níger, na Nigéria, país africo. Cabe somente salientar que o acidente causado pelo navio Exxon Valdez, em 1989, no Alasca. Era considerado até agora o pior acidente do gênero. E algo parecido ocorre anualmente nesta região esquecida e preterida pela sociedade.

Nigéria convive com vazamento há cinco décadas

Delta do Níger suporta anualmente o equivalente ao derramamento do navio Exxon Valdez
Algumas estimativas dão conta de que há cinco décadas o Delta do Níger suporta anualmente o equivalente ao derramamento do navio Exxon Valdez em 1989, no Alasca, quando vazaram 40 milhões de litros de petróleo.

Especialistas afirmam que talvez esse seja o local mais agredido pelo petróleo em todo o mundo. Há tempos alguns pântanos da região estão sem vida.
De acordo com os especialistas, os moradores locais estão surpresos com a atenção incessante dada ao vazamento no Golfo do México, visto que o petróleo vaza quase semanalmente na região.
Um duto da Royal Dutch Shell que estorou em um manguezal foi fechado há poucas semanas após vazar durante dois meses. O local que era repleto de camarões e caranguejos agora não tem mais vida animal.
Os analistas dizem que o problema é decorrente de uma regulamentação ineficiente ou conivente, conjugada à falta de manutenção e sabotagem.

Fonte:

Leia também:

SHELL Culpada pelo abuso dos direitos humanos
Utilize a ferramenta LOCALIZAR NESTA PÁGINA (em Editar) - digitando LINHA DO TEMPO


Nenhum comentário:

Postar um comentário