Atividades de Dependência em Biologia - 2014 (Atualizado em 27/01)

As atividades deverão ser entregues pelos alunos à professora em dia e horário de sua aula até a 1a aula da semana da data fixada para cada bimestre. Previna-se! Na dúvida entregue antes, até mesmo para ter direito a correção prévia.

Não serão aceitos trabalhos entregues à outros funcionários da escola.

Os trabalhos deverão ser manuscritos e conter:
 Introdução, Desenvolvimento da Temática, Conclusão e Bibliografia, conforme o padrão ABNT

1a. Série
I. Habitats Ameaçados (Entrega até 14/03)
Pesquisar em revistas, jornais e outras fontes de notícias a respeito de hábitats ameaçados (no mínimo dois ambientes diferentes):
Procurar saber:
• Principais características do hábitat
• Seres vivos que habitam
• Fatores que o ameaçam
• Formas de conter o avanço da destruição do ambiente
• Medidas já tomadas para conter a destruição do ambiente.
Montar Portfolio (pasta com os recortes) e trabalho escrito sobre o tema solicitado, fazendo uso de tabelas e textos explicativos.

II. Fluxo de Matéria e Energia (Entrega até 14/03)
Dissertar sobre a temática, incluindo imagens e esquemas de pelos menos três cadeias alimentares (terrestres e aquáticas) e duas teias alimentares (terrestre e aquática), não esquecendo de mencionar o papel e a importância de cada organismo para o meio ambiente. Mencionando também sua relação com o ciclo da matéria e de energia.

III. Lixo: Resíduo ou Recurso (Entrega até 09/05)
Elaborar um texto de 30 linhas na norma culta da lingua. Texto Próprio
Sobre o tema: Lixo: Resíduo ou Recurso
Site de sugestão: www.cecae.usp.br/recicla/
Livro: 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra. (São Paulo: Best-seller, 1989)

IV. Crises Ambientais (Entrega até 09/05)
Parte I - (Texto escrito) Pesquisar a respeito das Crises Ambientais, buscando informações sobre ao menos 5 temas dos listados abaixo, podendo ser acrescentados outros temas à sua livre escolha:

  • Desmatamento para Agricultura;
  • Desmatamento para Pecuária;
  • Ocupação de áreas de várzea;
  • Ausência de rede de esgoto e de tratamento de água;
  • Aterros Sanitários x Lixões;
  • Energia Nuclear e seus resíduos;
  • Aquecimento Global e o derretimento das Calotas;
  • Redução da Biodiversidade;
  • Agrotóxicos x Alimentação

Parte II - Argumentar para explicar a extinção de alguns seres vivos e o impacto para o meio ambiente. (Texto escrito)

2a. Série
I. Células e suas Organelas– (Entrega até 14/03)
Dissertar sobre os tipos de células, a constituição e função de cada uma de suas organelas e também como interagem umas com as outras para cumprir as principais funções citológicas:
1. procarióticas
2. eucarióticas animais
3. eucarióticas vegetais

II. Tecidos Humanos (Entrega até 14/03)
Dissertar sobre as características e funções dos diferentes tecidos que compõe o organismo humano.

III. Alimentos Transgênicos e Células-troncos (Entrega até 09/05)
Conceituar cada um dos temas evidenciando seus prós e contras para a sociedade. Encerrando o trabalho com um texto argumentativo sobre a posição pessoal do aluno frente a cada um dos temas (textos separados).

IV. História da Evolução Humana no Continente Americano (Entrega até 09/05)
Disserte sobre 1ª. e 2ª. Lei de Mendel e suas variações, incluindo esquemas demonstrativos.
Pesquisar sobre indícios da evolução da espécie humana no Brasil.
Procurar em livros, revistas e sites de divulgação científica informações sobre:
• Luzia, o fóssil de 11.500 anos encontrado em Lagoa Santa (MG) (Texto escrito descrevendo o tema e Portfolio com imagens)
• Pinturas rupestres encontradas no Parque Nacional de Sete Cidades (PI) ou em outras regiões do país; (Texto escrito descrevendo o tema e Portfolio com imagens de pinturas rupestre e mapas pontuais)
• Sambaquis: o que são e onde são encontrados no litoral brasileiro – os mais estudados são os de Santa Catarina. (Texto escrito descrevendo o tema e Portfolio com imagens dos sambaquis e mapas pontuais)

 
3a. Série
Certifique-se antecipadamente do horário em que poderá encontrar a professora.
Não serão aceitos trabalhos entregues à outros funcionários da escola.

I. Botânica – (Entrega até 14/03)
Disserte sobre as principais características, ciclo de vida, morfologia e funcionamento das estruturas dos principais grupos vegetais. (Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas).

II. Anatomia, Fisiologia e Comportamento Animal dos Vertebrados (Entrega até 14/03)
Dissertar sobre as características e funções das estruturas anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos)

III. Anatomia, Fisiologia dos Aparelhos e Sistemas do Corpo Humano (Entrega até 09/05)
Dissertar sobre as características e funções das estruturas anatômicas, fisiológicas e interação dos sistemas e aparelhos do corpo humano.

IV. Reprodução (Entrega até 09/05)
Disserte sobre os diferentes tipos de reprodução sexuado e assexuado e também sobre o desenvolvimento do embrião dos mamíferos.

Todas as atividades serão avaliadas pelo material entregue como também pela sua apresentação oral, no caso do aluno ainda não atingir a nota necessária a cada bimestre, ele deverá realizar uma avaliação sobre a temática do trabalho bimestral, em data divulgada pela professora.