sábado, 5 de maio de 2012

05/05 - Dia Mundial da Higienização das Mãos!

Lavar as mãos salva vidas, lembra a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Higienização das Mãos, hoje, 5 de maio. A organização propõe o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente - uma jornada de mobilização para a higienização das mãos, quando hospitais de todo o mundo devem desenvolver atividades para conscientizar profissionais e gestores de saúde, e administradores hospitalares sobre a importância do hábito. A meta de 2010 é a participação de 10 mil hospitais.  O projeto “Salve vidas: limpe suas mãos” contava, até a noite desta terça-feira (4), com a participação de 8.173 hospitais e centros de saúde em 138 países, segundo a OMS. Mais de 140 instituições brasileiras se cadastraram na campanha, como o Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, o Albert Einstein, em São Paulo, e vão realizar atividades internas e para os pacientes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza um site com mais informações sobre o desafio. Em março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde lançou a campanha "Afaste os bichos, lave as mãos", ainda em veiculação, que chama a atenção especialmente para a prevenção da gripe (tanto a comum como a H1N1), ao mostrar que as mãos são grandes portadoras de germes e bactérias.
O simples gesto de higienizar as mãos corretamente com água e sabão pode evitar doenças como diarreia e gripe, entre outras. E  promove a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. 
Veja as recomendações da OMS:

- use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;
- dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;
- capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;
- seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);
- se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.


Um comentário:

  1. Muito importante este tema. Isso que foi em 1847 que "nasceu" a idéia de lavar as mãos, seja em estabelecimentos de saúde ou no dia-a-dia. Também postei no meu blog se quiser dar uma olhada está em: http://blogfarma.blogspot.com/

    ResponderExcluir