segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pessoas com gripe lançam vírus para bem mais longe do que se pensava

 

É possível ser infectado por pessoas gripadas mesmo que elas estejam a quase dois metros
É possível ser infectado por pessoas gripadas mesmo que elas estejam a quase dois metros
A temporada de gripe intensa deste ano nos EUA foi suficiente para fazer com que todos desejassem manter distância de quem estava tossindo ou espirrando. Mas a distância de um braço talvez não seja suficiente.
O senso comum diz que a gripe é transmitida principalmente por meio de contato próximo com pessoas ou ao tocar superfícies contaminadas. Um estudo recente de cientistas da Escola de Medicina Wake Forest, entretanto, mostrou que pessoas gripadas podem lançar partículas de vírus para bem mais longe do que se pensava: quase dois metros de distância.
Os pesquisadores analisaram 94 pessoas que foram internadas em um hospital com uma doença que parecia ser uma gripe. Como parte do processo de análise, os pesquisadores colocaram cada paciente em um quarto e depois coletaram amostras de ar para procurar por partículas infecciosas.
Primeiro, os cientistas se certificaram de não realizar procedimentos que pudessem espalhar os germes pelo ar, como reanimação cardiopulmonar e intubação. Em seguida, eles avaliaram os sintomas dos pacientes, incluindo tosses e espirros.
Dos 61 pacientes cujo resultado do teste de gripe foi positivo, 26 liberaram no ar partículas do vírus. Um em cada cinco foi considerado altamente transmissor, liberando em média 32 vezes mais partículas de vírus que os outros. A quantidade de vírus também foi maior e os sintomas foram mais graves nesses pacientes.
Quase dois metros
A equipe descobriu que a pessoa que fica a pouco menos de dois metros de um indivíduo infectado "fica exposta ao vírus em quantidades transmissíveis, principalmente através de pequenas partículas de aerossóis".
Conforme observou o editorial que acompanha o artigo no periódico The Journal of Infectious Diseases, isso ocorreu mesmo quando os pacientes "ficaram quietos e não produziram aerossóis".
Com isso, conclui-se que é possível ser infectado por pessoas gripadas mesmo que elas estejam a pouco menos de dois metros de distância.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/02/21/gripados-lancam-virus-para-bem-mais-longe-do-que-se-pensava.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário