segunda-feira, 5 de julho de 2010

Doença e inteligência estão ligadas

Algumas séries como 6a. série do fundamental e 3a série do médio estão trabalhando os grupos animais, já a 1a. série do ensino médio estão trabalhando relações entre os seres vivos, e parasitismo é uma delas.
O texto abaixo é a introdução sobre uma recente pesquisa sobre indice de inteligência versus indice de doenças em diferentes populações mundiais.

Doenças e Inteligência estão Ligadas.
Parasitas e agentes patogênicos podem explicar porque pessoas em algumas partes do mundo são mais inteligentes do que em outras

A inteligência humana, em algumas partes do planeta, é mais alta do que em outras e parece estar crescendo nas últimas décadas. Esta semana, porém, um grupo de pesquisadores da Universidade do Novo México propôs a mesma explicação para os dois fenômenos: o efeito da doença infecciosa. Se eles estiverem certos, isso sugere que o controle dessas doenças é mais importante para o desenvolvimento de um país do que se imagina. Lugares que abrigam muitos parasitas e agentes patogênicos não só sofrem os efeitos debilitantes das doenças, como também têm seu capital humano destruído, criança por criança, desde o nascimento.

O cientista Christopher Eppig e sua equipe notaram que os cérebros de crianças recém-nascidas demandam 87% da energia metabólica da criança. Aos cinco anos de idade, a proporção ainda é de 44%. Até mesmo em adultos, o cérebro consome cerca de um quarto da energia do corpo. Neste contexto, qualquer competição por essa energia pode danificar o desenvolvimento do cérebro, e os parasitas e agentes patogênicos competem por ela de diversas formas. Alguns se alimentam de tecidos do hospedeiro de forma direta ou por meio do sequestro do seu maquinário molecular para se reproduzir. Alguns, especialmente aqueles que vivem no intestino, param o hospedeiro absorvendo o alimento. Todo esse mecanismo faz o sistema imunológico do hospedeiro entrar em atividade. Este, por sua vez, desvia recursos de outras partes do corpo

Para ler a reportagem completa, clique em:
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/doenca-e-inteligencia-estao-ligadas/?optin


Nenhum comentário:

Postar um comentário