Do UOL Notícias
Em São Paulo
Foram encontrados em uma das unidades da usina nuclear de Fukushima, no Japão, dois corpos de funcionários da Tepco, a empresa de energia que administra a usina. Os trabalhadores, de 21 e 24 anos, estavam desaparecidos desde o tsunami que atingiu o país no dia 11 de março.
Os dois trabalhavam na manutenção do edifício de turbinas do reator 4 da usina e seus corpos foram encontrados na última quarta-feira, quando a água contaminada por radiação foi drenada do fosso dessa parte da usina.
O presidente da Tepco, Tsunehisa Katsumata, lamentou a morte dos jovens “que trabalhavam pela segurança da central”.
Vazamento
No sábado, funcionários da Tepco confirmaram que vazou ao mar água com elevado nível de radioatividade procedente do reator 2 da central. O líquido vaza por meio de uma rachadura de cerca de 20 centímetros no muro de uma fossa próxima ao reator.
As operações para conter o vazamento se somam aos esforços para drenar a água altamente radioativa em várias áreas das unidades 1, 2 e 3, o que dificulta as tarefas para restaurar o resfriamento dos reatores.
Mortes na tragédia
O número de mortos por causa do terremoto e do tsunami aumentou neste domingo para 12.009 e há ainda 15.472 desaparecidos, segundo o último cálculo da Polícia japonesa.
Cerca de 170 mil pessoas estão em 2.200 refúgios, a maioria provenientes de localidades litorâneas de Iwate, Miyagi e Fukushima, as três províncias mais danificadas pelo desastre.
Na sexta-feira as autoridades japonesas e dos Estados Unidos lançaram uma grande operação conjunta de três dias para procurar os desaparecidos nas áreas mais devastadas e até a noite de sábado recuperaram apenas 66 corpos.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/04/03/corpos-de-funcionarios-sao-encontrados-na-usina-de-fukushima.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário