As atividades deverão ser entregues pelos alunos diretamente à professora.
Previna-se! Na dúvida
entregue antes, até mesmo para ter direito a correção prévia.
Não serão aceitos trabalhos
entregues à outros funcionários da escola.
Os trabalhos deverão ser manuscritos e conter:
Introdução, Desenvolvimento da Temática (questões e pesquisas), Conclusão e Bibliografia,
conforme o padrão ABNT
Física
1a Série
1º Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 10/04/2023)
Estudo Dirigido de Física
1. Como a ciência impactava o cotidiano humano na idade média e nos dias atuais?
Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:
3.
Cinemática
4.
Movimento Uniformemente Retilíneo
5.
Movimento Uniformemente Variado
6. Leis da Termodinâmica (Disserte e exemplifique contextualizando com os seres vivos e o nosso cotidiano)
7. Resolva os exercícios da apostila Item 5.1 Página 105
b) Na imagem abaixo o jogador de golfe deu
duas tacadas. Na primeira tacada a bolinha se deslocou 2 m, como mostra a
figura abaixo. Na segunda tacada o jogador bate na bolinha e ela adquire uma
FÍSICA 105 Completo_1A SERIE - VOL 1 - Mat e Cien da Natureza - Caderno do
aluno.indb 105 20/12/2021 19:23 velocidade de aproximadamente 10 km/h.
Considerando que o temro que a bolinha se move é de 2 segundos e que sua
velocidade é constante durante todo o trajeto, escreva uma expressão matemática
que represente o deslocamento da bolinha em função do tempo e responda se foi
possível ela atingir o alvo na segunda tacada, considerando que ela se encontra
a 1,5 m do buraco. Elaborado para o material
8.
c)
Após calcular o percurso da bolinha no item ”b”, na segunda tacada, percebemos
que ela ultrapassou o alvo. O jogador terá direito a uma terceira tacada para
conseguir atingir o buraco. Considerando a nova posição da bolinha e o tempo da
trajetória como 3 segundos, qual deve ser o valor da velocidade para que,
finalmente, a bolinha consiga atingir o alvo? Elaborado para o material
9.
d)
Vamos recordar até aqui? No item ‘a’ vimos que a bolinha percorreu uma trajetória
retilínea até o buraco. No item ‘b’ descobrimos uma equação matemática que
descreve a trajetória da bolinha no Movimento Uniforme. Nosso desafio agora é:
será que é possível visualizar a trajetória que a bolinha realizou em um
gráfico? Sob a orientação do(a) seu(a) professor(a), esboce o gráfico do espaço
em função do tempo (S x t) descrito na equação S = 2 + 2,7. t, onde S
representa o espaço e t o tempo.
10.
e)
Vimos no item ‘c’, que a bolinha passou do buraco, sendo necessária uma nova
tacada para que alcançasse o alvo. Sob a orientação do(a) seu(a) professor(a),
esboce o gráfico do espaço em função do tempo (S x t) que representa esta
situação.
11.
Faça
uma pesquisa sobre os motores a gasolina, álcool e a diesel. Anote as
principais semelhanças e diferenças entre eles e qual desses combustíveis pode
tornar o motor mais eficiente.
12. Diferencie consumo urbano x consumo rodoviários para motores elétricos e a combustão.
13. Benefícios e malefícios dos carros elétricos x híbridos
14. Disserte sobre:
15.
1ª
, 2ª e 3ª Lei de Newton
16.
Contextualize
esses temas com diferentes situações no trânsito
2o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 12/06/2023)
Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:
1.
Termodinâmica
2.
Calorimetria e Calor
3.
Temperatura e suas escalas
4.
Previsão do Tempo e detalhe os pontos abaixo:
a)
Quais
os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura local e global do
planeta Terra?
b)
Quais
escalas termométricas são utilizadas nessas pesquisas.
c)
Como
é feita a coleta e tratamento dos dados pelos pesquisadores para definir a
temperatura do planeta?
d)
Existe
uma única temperatura estabelecida para nosso planeta ou essa temperatura pode
variar? Quais fatores podem estar envolvidos nesse processo?
Disserte sobre:
5.
Calor e a interação com a matéria
6.
Calor latente, sensível e específico
7.
Dilatação térmica e sua aplicação em construção civil
8.
Os diferentes tipos de dilatação térmica? E suas fórmulas.
9.
O que é eletricidade e seu papel para sociedade atual?
10.
O que são geradores, receptores e transformadores de energia?
11.
Como se calcula o consumo de energia elétrica?
12.
Como se dá o uso racional e consciente da energia elétrica no cotidiano?
13.
Quais os riscos e perigos da energia elétrica?
14.
Quais os efeitos do choque elétrico no corpo humano?
15.
O que são Ondas e quais os diferentes tipos de ondas?
16.
Como são produzidas as ondas sonoras?
17.
Como são produzidos os raios solares?
18.
Como funciona a reflexão e a refração da luz?
19.
Quais os principais tipos de problemas de visão e respectivamente quais
os tipos de lentes que realizam a correção? Como elas funcionam?
20.
O que são radiações eletromagnéticas?
21.
Exemplifique e explique ações onde o uso de radiações podem trazer
benefícios e malefícios para a saúde humana e para a sociedade.
3o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 11/09/2023)
Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:
1.
Quais as camadas da atmosfera? E quais suas características químicas? E
quais fenômenos estão relacionados a radiação eletromagnética?
2.
O que é um espectro eletromagnético?
3.
Explique as ondas eletromagnéticas quanto as suas frequências e
comprimento, exemplifique-as.
4.
Disserte sobre a radiação e sua interação com a matéria
5.
Disserte sobre a radiação e sua interação com o efeito estufa
6.
Disserte sobre a radiação na fotossíntese
7.
Explique sobre a interação da radiação UVA e UVB e a vida de diferentes
seres vivos
8.
As
ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha
reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região
litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa
da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de
rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com a ajuda da ionosfera, a
transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é
possível por meio da:
A) reflexão.
B) refração.
C) difração.
D) polarização.
E) interferência.
9.
Disserte sobre os principais astros que compõe o universo.
10.
Disserte sobre força gravitacional
11.
Explique a fórmula da força gravitacional universal
12.
Disserte sobre a evolução e formação estelar
13.
Explique sobre espectro de absorção e emissão
14.
Explique a evolução do Sol
15.
Disserte sobre a origem do universo do ponto de vista acadêmico
16.
Explique a evolução do cosmo a partir do Big Bang
17.
Qual o papel do Éter no experimento de Michelson-Morley?
18.
O que significa a velocidade da luz?
19.
Explique o 1º e o 2º Principio da
Teoria da Relatividade
20.
Qual o modelo padrão para as partículas elementares? Conceitue cada um
deles
4o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 06/11/2023)
Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:
1.
Quais são as condições físicas necessárias para a vida no Planeta Terra?
2.
Quais as condições limitantes?
Conceitue os fenômenos da Termodinâmica
explicando-os através de fenômenos da natureza
3.
Temperatura:
4.
Calor:
5.
Trabalho:
6.
Correntes
Martímas
7.
Massas
de Ar
8.
Fenômenos
Climáticos
9.
Pressão
Atmosférica
10.
Disserte
sobre a Lei Zero da Termodinâmica
11.
Conceitue
e Explique o Diagrama de Fases
Disserte sobre:
12.
Equação
Geral dos Gases
13.
Transformação
Isobárica
14.
Transformação
Isotérmica
15.
Transformação
Isométrica
Conceitue
16.
Diferença
de Potencial Elétrico
17.
Cargas
Elétricas
18.
Capacitor
19.
Tensão
20.
Voltagem
21.
Amperagem
22.
Campo
elétrico
23.
Capacitância
e sua fórmula
24.
Corrente
elétrica
25.
Circuito
Aberto
26.
Circuito
Fechado
27.
Atrito
28.
Processo
de eletrização por Atrito
29.
Estática
30.
Explique o Cálculo do Campo Elétrico Uniforme e sua fórmula
31.
Supercondutores e seus materiais
32.
Trem de Levitação e Campo magnético
2a. Série
Física
1º Bimestre
Entrega na primeira aula da
semana de 10/4
Estudo Dirigido de Física
1.
O
que são feixes de luz?
2.
O
que são lasers?
3.
Modelo
Atômico x Laser
4.
Quais
as características do modelo de Bohr
5.
O
que são radiações ionizantes e não ionizantes?
6.
Diferencie
Fusão e Fissão Nuclear
7.
Impactos
da utilização da fissão e da fusão nuclear?
8.
Explique
a produção de Energia Elétrica pela Fusão Nuclear
9.
Explique
por que a produção de energia nuclear pode ser considerado energia limpa ou não
limpa
Disserte sobre:
10.
Calor
11.
Máquinas
Térmicas
12.
Propulsão
de moinhos
13.
Ciclo
termodinâmico ideal
14.
Limite
máximo de rendimento de uma máquina térmia
15.
1ª
Lei da Termodinâmica (descreva os conceitos e fórmulas)
16.
Máquinas
Térmicas na indústria de transporte, têxtil, agricultura e usinas geradoras de
energia elétrica
17.
Ciclos
Térmicos e trabalhos realizados nos ciclos termodinâmicos
18.
Processos
termodinâmicos na natureza
2º Bimestre Física
Entrega na primeira aula da
semana de 12/6
Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:
1.
Testes Nucleares no Atol de Bikini
2.
Decaimento radioativo
3.
Datação de Carbono-14
4.
Quais os principais trabalhos de Marie Curie?
5.
Fenômenos ópticos: cite e explique cada um deles
6.
Índice de Refração: conceitue e explique (inclusive a fórmula)
7.
Sensoriamento remoto: conceitue e explique]
8.
Quais os prós e contras dos principais motores movidos por diferentes
tipos de combustíveis? (cite e explique cada um dos principais tipos de
combustíveis, inclusive os não renováveis.
9.
O que é um carro elétrico?
10.
Como
funciona um carro elétrico?
11.
Como
funciona o motor de um carro elétrico e sua frenagem?
12.
Quanto
tempo dura a bateria de um carro elétrico?
13.
O
que é um carro híbrido?
14.
Como
é o motor do carro híbrido e como ele funciona?
15.
Qual
a diferença entre o carro elétrico e o carro híbrido?
16.
Ciclo
de Otto
17.
Diferencie
motores de 2 e 4 tempos
3º Bimestre Física
Entrega na primeira aula da semana de 11/9
Disserte, conceitue e explique as seguintes questões, inclusive as
formulas, se tiverem:
1.
Circuitos elétricos: O que são e como funcionam?
2.
Tensão elétrica
3.
Corrente elétrica
4.
1ª Lei de Ohm
5.
Resistência
6.
Diferença de Potencial
7.
Volts e voltímetro
8.
Amper e amperímetro
9.
Multímetro
10.
Arduino
11.
Monte um projeto na plataforma do TINKERCAD e apresente os componentes e
o programa para funcionamento. Esse item pode ser impresso tanto o projeto eletrônico
quanto os códigos de linguagem. Se preferir pode fazer esquematizado (desenho)
e manuscrito. Importante: Evite plágio.
12.
Resistores
13.
Materiais semicondutores
14.
Diodo
15.
Sistema de Automação x Meio Ambiente e Sustentabilidade
16.
Detalhe os principais meios de produção de energia
17.
Detalhe o funcionamento de uma usina hidrelétrica, esquematizando as
transformações de energia até que a energia elétrica seja transportada pelas
linhas de transmissão.
18.
Solenoides e bobinas
19.
Indução eletromagnética
20.
Lei de Lenz
21.
Eletroímã
22.
Transformadores e enrolamentos
23.
Geradores
4º Bimestre Física
Entrega na primeira aula da
semana de 6/11
Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:
1.
Hidratação e desidratação
2.
Cisternas x escassez hídrica
3.
Hidrostática
4.
Pressão hidrostática
5.
Sifão
6.
Hidrodinâmica
7.
Pressão
do fluído e do fluxo
8.
Explique
o funcionamento da bomba de água caseira
9.
Explique
o funcionamento da cisterna caseira
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