Progressão Parcial de Física 2023

As atividades deverão ser entregues pelos alunos diretamente à professora.

Previna-se! Na dúvida entregue antes, até mesmo para ter direito a correção prévia.

Não serão aceitos trabalhos entregues à outros funcionários da escola.

Os trabalhos deverão ser manuscritos e conter:
Introdução, Desenvolvimento da Temática (questões e pesquisas), Conclusão e Bibliografia, conforme o padrão ABNT

Física

1a Série

1º Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 10/04/2023)
Estudo Dirigido de Física

1.             Como a ciência impactava o cotidiano humano na idade média e nos dias atuais?


    Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:

3.              Cinemática

4.              Movimento Uniformemente Retilíneo

5.              Movimento Uniformemente Variado

 6.              Leis da Termodinâmica (Disserte e exemplifique contextualizando com os seres vivos e o nosso cotidiano)

 7.              Resolva os exercícios da apostila Item 5.1 Página 105

b) Na imagem abaixo o jogador de golfe deu duas tacadas. Na primeira tacada a bolinha se deslocou 2 m, como mostra a figura abaixo. Na segunda tacada o jogador bate na bolinha e ela adquire uma FÍSICA 105 Completo_1A SERIE - VOL 1 - Mat e Cien da Natureza - Caderno do aluno.indb 105 20/12/2021 19:23 velocidade de aproximadamente 10 km/h. Considerando que o temro que a bolinha se move é de 2 segundos e que sua velocidade é constante durante todo o trajeto, escreva uma expressão matemática que represente o deslocamento da bolinha em função do tempo e responda se foi possível ela atingir o alvo na segunda tacada, considerando que ela se encontra a 1,5 m do buraco. Elaborado para o material

8.              c) Após calcular o percurso da bolinha no item ”b”, na segunda tacada, percebemos que ela ultrapassou o alvo. O jogador terá direito a uma terceira tacada para conseguir atingir o buraco. Considerando a nova posição da bolinha e o tempo da trajetória como 3 segundos, qual deve ser o valor da velocidade para que, finalmente, a bolinha consiga atingir o alvo? Elaborado para o material

9.              d) Vamos recordar até aqui? No item ‘a’ vimos que a bolinha percorreu uma trajetória retilínea até o buraco. No item ‘b’ descobrimos uma equação matemática que descreve a trajetória da bolinha no Movimento Uniforme. Nosso desafio agora é: será que é possível visualizar a trajetória que a bolinha realizou em um gráfico? Sob a orientação do(a) seu(a) professor(a), esboce o gráfico do espaço em função do tempo (S x t) descrito na equação S = 2 + 2,7. t, onde S representa o espaço e t o tempo.

10.           e) Vimos no item ‘c’, que a bolinha passou do buraco, sendo necessária uma nova tacada para que alcançasse o alvo. Sob a orientação do(a) seu(a) professor(a), esboce o gráfico do espaço em função do tempo (S x t) que representa esta situação.

 

11.           Faça uma pesquisa sobre os motores a gasolina, álcool e a diesel. Anote as principais semelhanças e diferenças entre eles e qual desses combustíveis pode tornar o motor mais eficiente.

 12.           Diferencie consumo urbano x consumo rodoviários para motores elétricos e a combustão.

 13.           Benefícios e malefícios dos carros elétricos x híbridos

 14.           Disserte sobre:

15.           1ª , 2ª  e  3ª Lei de Newton

16.           Contextualize esses temas com diferentes situações no trânsito

2o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 12/06/2023)

Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:

1.              Termodinâmica

2.              Calorimetria e Calor

3.              Temperatura e suas escalas

4.              Previsão do Tempo e detalhe os pontos abaixo:

a)             Quais os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura local e global do planeta Terra?

b)             Quais escalas termométricas são utilizadas nessas pesquisas.

c)             Como é feita a coleta e tratamento dos dados pelos pesquisadores para definir a temperatura do planeta?

d)             Existe uma única temperatura estabelecida para nosso planeta ou essa temperatura pode variar? Quais fatores podem estar envolvidos nesse processo?

 

Disserte sobre:

5.              Calor e a interação com a matéria

6.              Calor latente, sensível e específico

7.              Dilatação térmica e sua aplicação em construção civil

8.              Os diferentes tipos de dilatação térmica? E suas fórmulas.

9.              O que é eletricidade e seu papel para sociedade atual?

10.           O que são geradores, receptores e transformadores de energia?

11.           Como se calcula o consumo de energia elétrica?

12.           Como se dá o uso racional e consciente da energia elétrica no cotidiano?

13.           Quais os riscos e perigos da energia elétrica?

14.           Quais os efeitos do choque elétrico no corpo humano?

15.           O que são Ondas e quais os diferentes tipos de ondas?

16.           Como são produzidas as ondas sonoras?

17.           Como são produzidos os raios solares?

18.           Como funciona a reflexão e a refração da luz?

19.           Quais os principais tipos de problemas de visão e respectivamente quais os tipos de lentes que realizam a correção? Como elas funcionam?

20.           O que são radiações eletromagnéticas?

21.           Exemplifique e explique ações onde o uso de radiações podem trazer benefícios e malefícios para a saúde humana e para a sociedade.

 

3o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 11/09/2023)

Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:

 

1.              Quais as camadas da atmosfera? E quais suas características químicas? E quais fenômenos estão relacionados a radiação eletromagnética?

2.              O que é um espectro eletromagnético?

3.              Explique as ondas eletromagnéticas quanto as suas frequências e comprimento, exemplifique-as.

4.              Disserte sobre a radiação e sua interação com a matéria

5.              Disserte sobre a radiação e sua interação com o efeito estufa

6.              Disserte sobre a radiação na fotossíntese

7.              Explique sobre a interação da radiação UVA e UVB e a vida de diferentes seres vivos

8.              As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:

A) reflexão.

 B) refração.

 C) difração.

 D) polarização.

E) interferência.


9.              Disserte sobre os principais astros que compõe o universo.

10.           Disserte sobre força gravitacional

11.           Explique a fórmula da força gravitacional universal

12.           Disserte sobre a evolução e formação estelar

13.           Explique sobre espectro de absorção e emissão

14.           Explique a evolução do Sol

15.           Disserte sobre a origem do universo do ponto de vista acadêmico

16.           Explique a evolução do cosmo a partir do Big Bang

17.           Qual o papel do Éter no experimento de Michelson-Morley?

18.           O que significa a velocidade da luz?

19.           Explique o 1º  e o 2º Principio da Teoria da Relatividade

20.           Qual o modelo padrão para as partículas elementares? Conceitue cada um deles

 

 

4o Bimestre (Entrega na primeira aula da disciplina na semana de 06/11/2023)

Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:

 

1.              Quais são as condições físicas necessárias para a vida no Planeta Terra?

2.              Quais as condições limitantes?

Conceitue os fenômenos da Termodinâmica explicando-os através de fenômenos da natureza

3.              Temperatura:

4.              Calor:

5.              Trabalho:

6.              Correntes Martímas

7.              Massas de Ar

8.              Fenômenos Climáticos

9.              Pressão Atmosférica

10.           Disserte sobre a Lei Zero da Termodinâmica

11.           Conceitue e Explique o Diagrama de Fases

Disserte sobre:

12.           Equação Geral dos Gases

13.           Transformação Isobárica

14.           Transformação Isotérmica

15.           Transformação Isométrica

Conceitue

16.           Diferença de Potencial Elétrico

17.           Cargas Elétricas

18.           Capacitor

19.           Tensão

20.           Voltagem

21.           Amperagem

22.           Campo elétrico

23.           Capacitância e sua fórmula

24.           Corrente elétrica

25.           Circuito Aberto

26.           Circuito Fechado

27.           Atrito

28.           Processo de eletrização por Atrito

29.           Estática

30.           Explique o Cálculo do Campo Elétrico Uniforme e sua fórmula

31.           Supercondutores e seus materiais

32.           Trem de Levitação e Campo magnético

2a. Série 

Física

1º Bimestre

Entrega na primeira aula da semana de 10/4


Estudo Dirigido de Física

1.              O que são feixes de luz?

2.              O que são lasers?

3.              Modelo Atômico x Laser

4.              Quais as características do modelo de Bohr

5.              O que são radiações ionizantes e não ionizantes?

6.              Diferencie Fusão e Fissão Nuclear

7.              Impactos da utilização da fissão e da fusão nuclear?

8.              Explique a produção de Energia Elétrica pela Fusão Nuclear

9.              Explique por que a produção de energia nuclear pode ser considerado energia limpa ou não limpa

Disserte sobre:

10.           Calor

11.           Máquinas Térmicas

12.           Propulsão de moinhos

13.           Ciclo termodinâmico ideal

14.           Limite máximo de rendimento de uma máquina térmia

15.           1ª Lei da Termodinâmica (descreva os conceitos e fórmulas)

16.           Máquinas Térmicas na indústria de transporte, têxtil, agricultura e usinas geradoras de energia elétrica

17.           Ciclos Térmicos e trabalhos realizados nos ciclos termodinâmicos

18.           Processos termodinâmicos na natureza

         

 2º Bimestre Física

Entrega na primeira aula da semana de 12/6 

 

Disserte e explique as principais fórmulas utilizadas para:

1.              Testes Nucleares no Atol de Bikini

2.              Decaimento radioativo

3.              Datação de Carbono-14

4.              Quais os principais trabalhos de Marie Curie?

5.              Fenômenos ópticos: cite e explique cada um deles

6.              Índice de Refração: conceitue e explique (inclusive a fórmula)

7.             Sensoriamento remoto: conceitue e explique]

8.              Quais os prós e contras dos principais motores movidos por diferentes tipos de combustíveis? (cite e explique cada um dos principais tipos de combustíveis, inclusive os não renováveis.

9.              O que é um carro elétrico?

10.           Como funciona um carro elétrico?

11.           Como funciona o motor de um carro elétrico e sua frenagem?

12.           Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?

13.           O que é um carro híbrido?

14.           Como é o motor do carro híbrido e como ele funciona?

15.           Qual a diferença entre o carro elétrico e o carro híbrido?

16.           Ciclo de Otto

17.           Diferencie motores de 2 e 4 tempos

  

3º Bimestre Física

Entrega na primeira aula da semana de 11/9

 

Disserte, conceitue e explique as seguintes questões, inclusive as formulas, se tiverem:

 

1.              Circuitos elétricos: O que são e como funcionam?

2.              Tensão elétrica

3.              Corrente elétrica

4.              1ª Lei de Ohm

5.              Resistência

6.              Diferença de Potencial

7.              Volts e voltímetro

8.              Amper e amperímetro

9.              Multímetro

10.           Arduino

11.           Monte um projeto na plataforma do TINKERCAD e apresente os componentes e o programa para funcionamento. Esse item pode ser impresso tanto o projeto eletrônico quanto os códigos de linguagem. Se preferir pode fazer esquematizado (desenho) e manuscrito. Importante: Evite plágio.

12.           Resistores

13.           Materiais semicondutores

14.           Diodo

15.           Sistema de Automação x Meio Ambiente e Sustentabilidade

16.           Detalhe os principais meios de produção de energia

17.           Detalhe o funcionamento de uma usina hidrelétrica, esquematizando as transformações de energia até que a energia elétrica seja transportada pelas linhas de transmissão.

18.           Solenoides e bobinas

19.           Indução eletromagnética

20.           Lei de Lenz

21.           Eletroímã

22.           Transformadores e enrolamentos

23.           Geradores

 

 

4º Bimestre Física

Entrega na primeira aula da semana de 6/11 

 Disserte, conceitue e explique as seguintes questões:

 

1.              Hidratação e desidratação

2.              Cisternas x escassez hídrica

3.              Hidrostática

4.              Pressão hidrostática

5.              Sifão

6.              Hidrodinâmica

7.              Pressão do fluído e do fluxo

8.              Explique o funcionamento da bomba de água caseira

9.              Explique o funcionamento da cisterna caseira




Saudações Biológicas!
E Parabéns aos já APROVADOS!!!

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