segunda-feira, 22 de março de 2010

Atividade de Dependência - 1a. Série

Atividades de Dependência em Biologia ~ 2010


As atividades deverão ser entregues pelos alunos à professora em dia e horário de sua aula até a data fixada para cada bimestre.
Não serão aceitos trabalhos entregues à outros funcionários da escola.

1a. Série

I. Habitats Ameaçados (Entrega até 19/04)

Pesquisar em revistas, jornais e outras fontes de notícias a respeito de hábitats ameaçados (no mínimo dois ambientes diferentes):

Procurar saber:

• Principais características do hábitat

• Seres vivos que habitam

• Fatores que o ameaçam

• Formas de conter o avanço da destruição do ambiente

• Medidas já tomadas para conter a destruição do ambiente.

Montar Portfolio (pasta com os recortes) e trabalho escrito sobre o tema solicitado, fazendo uso de tabelas e textos explicativos.



II. Fluxo de Matéria e Energia (Entrega até 21/06)

Dissertar sobre a temática, incluindo imagens e esquemas de pelos menos três cadeias alimentares (terrestres e aquáticas) e duas teias alimentares (terrestre e aquática), não esquecendo de mencionar o papel e a importância de cada organismo para o meio ambiente. Mencionando também sua relação com o ciclo da matéria e de energia.



III. Lixo: Resíduo ou Recurso (Entrega até 20/09)

Elaborar um programa de coleta seletiva do lixo da escola. Com panfletos, palestras hipotética (abordar a temática que seria desenvolvida nesta atividade aberta a criatividade do aluno), que sejam explicativos sobre os benefícios da reciclagem, fazendo inclusive uso de tabelas e gráficos demonstrativos.

Site de sugestão: www.cecae.usp.br/recicla/

Livro: 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra. (São Paulo: Best-seller, 1989)



IV. Parques Nacionais (Entrega até 23/10)

Parte I - (Texto escrito) Pesquisar a respeito dos parques nacionais e reservas ecológicas do Brasil, buscando informações sobre:



• Espécies de plantas nativas protegidas *

• Animais que o habitam *

• Plantas e animais extintos *

• Plantas e animais ameaçados de extinção *

• Principais problemas enfrentados na preservação do ambiente e das espécies nele encontradas.

Parte II - Argumentar para explicar a extinção de alguns seres vivos. (Texto escrito)



Todas as atividades serão avaliadas pelo material entregue como também pela sua apresentação oral, no caso do aluno ainda não atingir a nota necessária a cada bimestre, ele deverá realizar uma avaliação sobre a temática do trabalho bimestral

Nenhum comentário:

Postar um comentário