Atividades de Dependência em Biologia ~ 2010
As atividades deverão ser entregues pelos alunos à professora em dia e horário de sua aula até a data fixada para cada bimestre.
Não serão aceitos trabalhos entregues à outros funcionários da escola.
1a. Série
I. Habitats Ameaçados (Entrega até 19/04)
Pesquisar em revistas, jornais e outras fontes de notícias a respeito de hábitats ameaçados (no mínimo dois ambientes diferentes):
Procurar saber:
• Principais características do hábitat
• Seres vivos que habitam
• Fatores que o ameaçam
• Formas de conter o avanço da destruição do ambiente
• Medidas já tomadas para conter a destruição do ambiente.
Montar Portfolio (pasta com os recortes) e trabalho escrito sobre o tema solicitado, fazendo uso de tabelas e textos explicativos.
II. Fluxo de Matéria e Energia (Entrega até 21/06)
Dissertar sobre a temática, incluindo imagens e esquemas de pelos menos três cadeias alimentares (terrestres e aquáticas) e duas teias alimentares (terrestre e aquática), não esquecendo de mencionar o papel e a importância de cada organismo para o meio ambiente. Mencionando também sua relação com o ciclo da matéria e de energia.
III. Lixo: Resíduo ou Recurso (Entrega até 20/09)
Elaborar um programa de coleta seletiva do lixo da escola. Com panfletos, palestras hipotética (abordar a temática que seria desenvolvida nesta atividade aberta a criatividade do aluno), que sejam explicativos sobre os benefícios da reciclagem, fazendo inclusive uso de tabelas e gráficos demonstrativos.
Site de sugestão: www.cecae.usp.br/recicla/
Livro: 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra. (São Paulo: Best-seller, 1989)
IV. Parques Nacionais (Entrega até 23/10)
Parte I - (Texto escrito) Pesquisar a respeito dos parques nacionais e reservas ecológicas do Brasil, buscando informações sobre:
• Espécies de plantas nativas protegidas *
• Animais que o habitam *
• Plantas e animais extintos *
• Plantas e animais ameaçados de extinção *
• Principais problemas enfrentados na preservação do ambiente e das espécies nele encontradas.
Parte II - Argumentar para explicar a extinção de alguns seres vivos. (Texto escrito)
Todas as atividades serão avaliadas pelo material entregue como também pela sua apresentação oral, no caso do aluno ainda não atingir a nota necessária a cada bimestre, ele deverá realizar uma avaliação sobre a temática do trabalho bimestral
Nenhum comentário:
Postar um comentário