Autoridades chilenas estão investigando o aparecimento de centenas de milhares de crustáceos mortos em uma praia na cidade de Coronel, 530 quilômetros ao sul de Santiago.
Pescadores locais acusam usinas termoelétricas locais de produzir dejetos que contaminam as águas.
Os responsáveis pela investigação estão coletando amostras para descobrir se foi cometido algum crime contra o meio ambiente na região.
Nos últimos anos, um número surpreendente de animais marinhos mortos têm aparecido em diferentes pontos da Costa Pacífica sul-americana.
Segundo especialistas ambientais, possíveis causas incluem exploração petrolífera, fontes alimentares contaminadas ou algum tipo de vírus.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2013/03/21/milhares-de-crustaceos-aparecem-mortos-em-praia-no-chile.htm
Assim, abre-se a possiblidade de essas moléculas terem sido trazidas para a Terra por um cometa, o que catalisou a formação de proteínas (polipeptídeos), enzimas e até moléculas mais complexas como açúcares.
Em uma câmara de ultra vácuo refrigerado a 10 graus acima do zero absoluto (10 Kelvin), os cientistas da equipe havaiana, Seol Kim e Ralf Kaiser, simularan uma bola de neve no espaço, incluindo dióxido de carbono, amônia e vários hidrocarbonetos, como metano, etano e propano.
Quando ela foi bombardeada com elétrons de alta energia, que simulam os raios cósmicos no espaço, as substâncias químicas reagiram para formar complexos compostos orgânicos, especificamente dipeptídeos, considerados essenciais para a vida.
Na Universidade da Califórnia, os pesquisadores analisaram os compostos orgânicos e revelaram a presença de nove diferentes aminoácidos e de, pelo menos, dois dipeptídeos.
"É fascinante a considerar que os mais básicos blocos bioquímicos que levaram à vida na Terra podem ter tido uma origem extraterrestre", disse Richard Mathies, químico da Universidade da Califórnia e coautor do artigo publicado on-line na semana passada e prevista para a versão imprensa de 10 de março do Astrophysical Journal.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/03/05/choque-com-cometa-pode-ter-dado-origem-a-vida-na-terra-diz-pesquisa.htm