quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais de 5.000 cetáceos morreram devido a óleo da BP, diz estudo

DA FRANCE PRESSE
O número de cetáceos, como golfinhos e baleias, mortos pela maré negra da BP (British Petroleum) no golfo do México em 2010, pode ter sido subestimado. Ele seria superior a 5.000, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira.
A pesquisa --divulgada na "Conservation Letters", revista da Sociedade para Conservação Biológica-- mostra que essa quantidade pode ser multiplicada por 50, estabelecendo um novo registro que vai muito além da contagem inicial.
Na zona afetada, havia 101 carcaças, o que leva a crer que poucos cetáceos foram vítimas do petróleto que vazou durante 106 dias de poço da plataforma Deepwater Horizon. Mas, na realidade, os esqueletos representam uma pequena parte dos animais que morreram.
"A maré negra da Deepwater, a maior de que se tem conhecimento nos Estados Unidos, tem, aparentemente, apenas um impacto modesto sobre a fauna, levando a crer que os estragos causados ao ambiente foram mínimos", considera Rob Williams, professor da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, e principal autor deste estudo.
"Essa impressão é explicada pelo fato de os estudos terem feito uma correspondência entre o número de vítimas e o de esqueletos encontrados na costa", explica.
Normalmente, apenas 2% das carcaças de cetáceos são achadas, de acordo com estimativas históricas das populações desses animais e a taxa natural de mortalidade nesta região, combinada com a contagem anual das mesmas.
O lote de 101 carcaças, considerado pequeno pelos pesquisadores, também seria explicado pelo fato de os animais morrerem longe da costa --a maré negra da BP foi registrada a 60 quilômetro ao longo do estado de Louisiana

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/896024-mais-de-5000-cetaceos-morreram-devido-a-oleo-da-bp-diz-estudo.shtml

Intensidade de terremoto no Japão modificou forma do oceano

DA EFE
O terremoto de 9 graus que atingiu o Japão em 11 de março pode ter modificado a forma dos oceanos devido a sua forte intensidade.
A informação é dos especialistas em observação da Terra reunidos na Universidade Politécnica de Munique (Alemanha) para apresentar os primeiros resultados do satélite europeu Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional).
Roland Pail, especialista da Universidade Politécnica de Munique, deu por certo que o terremoto do Japão influiu na forma do geoide, já que foi "um movimento em massa".
Pail explicou que, por sorte, o satélite passou pela zona do terremoto um dia depois da catástrofe e por isso os dados e as imagens registrados mostrarão com segurança uma modificação a respeito da informação anterior.
O geoide é uma superfície de referência fundamental para medir a circulação oceânica, as mudanças do nível do mar e a dinâmica do gelo.
O Goce, que foi lançado em 17 de março de 2009 a partir da base russo de Plesetk e é o primeiro de uma série de satélites de prospecção da Terra, completou sua missão de cartografar o campo gravitacional do planeta com uma precisão sem precedentes.
Além disso, os resultados obtidos pelo satélite permitirão entender melhor a importância climática do oceano.
Os cientistas descobriram também com o Goce que as correntes do Atlântico Norte têm uma importância crucial em regular o clima da Terra e que as correntes da superfície dos oceanos podem dispersar a poluição para grandes distâncias.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/896521-intensidade-de-terremoto-no-japao-modificou-forma-do-oceano.shtml

Europeus fornecem a mais exata imagem da gravidade na Terra

31/03/2011 - 09h38


Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.
Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelo geoide (forma mais aproximada do nosso planeta, visto que ele não é totalmente redondo) do lugar onde vivemos.
Modelo da gravidade na Terra fornecerá dados oceanográficos e da estrutura interna do planeta
A imagem foi divulgada nesta quarta-feira durante uma conferência em Munique (Alemanha) --para ver uma versão animada, acesse aqui.
No estudo apresentado pela ESA, com imagens fornecidas pelo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional), considerou-se a gravidade do geoide sem a ação de marés e de correntes oceânicas.
O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.
Além desses dados oceanográficos, também servirá para o estudo da estrutura interna do planeta --como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março.
Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos.
Contudo, explica a ESA em seu site, os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/896402-europeus-fornecem-a-mais-exata-imagem-da-gravidade-na-terra.shtml

quarta-feira, 30 de março de 2011

Conjuntivite se espalha no litoral e no interior de São Paulo

ADRIANA MATIUZO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO
LIGIA SOTRATTI  DE RIBEIRÃO PRETO

A epidemia de conjuntivite já se espalhou por ao menos 18 cidades do interior e da Baixada Santista e já fez 42.631 vítimas nos três primeiros meses deste ano.

Com 50 mil casos, São Paulo tem epidemia de conjuntivite
Ribeirão Bonito (SP) tem surto de conjuntivite
Com surto de conjuntivite, Jaborandi (SP) cancela aulas
São Paulo enfrenta surto de conjuntivite

A infecção já chegou a causar a interrupção das aulas em algumas cidades, já teve surtos em penitenciárias e não poupou nem mesmo jogadores da equipe de futebol do União Mogi, da Série B-1 do Paulista deste ano.
O levantamento feito pela Folha nessas 18 cidades não inclui a capital. No último balanço do Estado, eram 18,4 mil pessoas infectadas.
Na capital, segundo a prefeitura, eram mais de 50 mil casos, de acordo com balanço até 15 de março. Agora os casos se espalharam pelo Estado. Das 18 cidades apuradas ontem, Santos foi a que com mais registros: 14.496.
Na região, Serrana (313 km de SP) preocupa mais, com cerca de 1.300 casos. Em Ribeirão Preto (313 km de SP), são 371.
Em Rio Claro (173 km de SP), 952 pessoas foram infectadas, três vezes mais do que em 2010, quando 265 casos foram registrados. "Mandamos nota técnica para que as escolas orientem os alunos a lavarem as mãos", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária da cidade, Ivana de Souza.
Os municípios dizem que há aumento em relação a 2010, mas alegam que não têm dados disponíveis do ano passado porque não houve surto na ocasião.
Em São José do Rio Preto (438 km de SP), foram 6.245 casos entre janeiro e março, número que supera todo o ano passado, quando a cidade registrou 3.442 doentes.
Segundo a assessoria da prefeitura, a cidade tem reforçado campanhas nos postos de saúde e escolas.

AULAS SUSPENSAS
Em Mogi das Cruzes (Grande SP), onde há registros de 6.000 casos desde o início do ano, algumas escolas chegaram a suspender as aulas.
Já em Orlândia (365 km de SP), toda a rede de ensino parou por dois dias e as aulas só devem retornar amanhã na cidade.
Em outras cidades, como em Jaborandi (418 km de SP), as aulas foram suspensas por uma semana. A cidade registrou em torno de 700 casos, mas o prefeito Ronan Cardozo (PTB) disse que o número deve ser maior: pelo menos 900.
"Muita gente não notifica a Saúde, então não chegam esses dados. Mas só de frascos de colírios foram distribuídos 600", disse.
Nem profissionais da saúde conseguiram escapar da conjuntivite. Na Santa Casa de Barretos (423 km de SP), cem dos mil funcionários do hospital tiveram ou têm a doença.
De acordo com o médico do Departamento de Oftalmologia da Unicamp, Wilson Marchi, a doença tem alto poder de contágio. "O vírus não voa, a gente que leva. Por isso o reforço é para lavar as mãos com frequência e, se apresentar os sintomas, não se automedicar", afirma.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/895828-conjuntivite-se-espalha-no-litoral-e-no-interior-de-sao-paulo.shtml

terça-feira, 29 de março de 2011

Nível de plutônio encontrado na usina de Fukushima não faz mal à saúde, diz empresa

Do UOL Notícias*

Em São Paulo Comentário [1]

O plutônio encontrado no chão, em cinco áreas da central nuclear de Fukushima, não oferece risco à saúde por causa da baixa quantidade detectada, segundo a Tokyo Electric Power Co (Tepco), empresa que administra a usina.
Ver em tamanho maiorTerremoto e tsunami devastam o JapãoFoto 14 de 29 - 27.mar.2011 Nesta imagem sem data, japoneses trabalham na sala de controle do reator 2 da usina de Fukushima Mais A Tepco acredita que o plutônio veio do combustível de um dos reatores avariados após o terremoto seguido pelo maremoto de 11 de março.
Nesta segunda-feira, água com alto índice radioativo foi detectada, pela primeira vez, nos túneis que passam sob os edifícios dos reatores 1, 2 e 3. Até agora, piscinas de água com alto teor de radiação haviam sido encontradas somente dentro dos edifícios dos reatores.
O vazamento em um túnel ligado ao reator número 2 da usina elevou os temores de uma possível contaminação ambiental provocada por líquidos radioativos que estariam escapando do local.
Em meio à gravidade da situação em Fukushima, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) convocou uma conferência internacional sobre segurança nuclear, que será realizada em junho deste ano, em Viena.
Entenda o acidente nuclear no Japão

Infográfico mostra acidente nuclear em Fukushima.
O diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, disse que a reunião terá um caráter político, já que este tema é tão grave que não pode ser tratado "só por especialistas e técnicos".
Por outro lado, Amano declarou que a situação na usina nuclear de Fukushima Daiichi continua sendo "muito grave", e que a crise "ainda não foi superada".
"Estamos muito longe de poder relaxar", afirmou o diretor-geral da Aiea, sem entrar em detalhes técnicos sobre o estado atual da situação na usina. Segundo ele, o principal objetivo agora deve ser "superar a crise" e realizar um planejamento.
Nesse sentido, anunciou o encontro internacional sobre segurança nuclear, cuja data exata ainda não foi fixada e para o qual serão convidados especialistas e políticos dos 151 países-membros da agência atômica das Nações Unidas.


Nível de radiação a que estamos expostos e seus efeitos
Fonte: The Guardian e Radiologyinfo.org

*Com agências internacionais

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/28/nivel-de-plutonio-encontrado-na-usina-de-fukushima-nao-faz-mal-a-saude-diz-tepco.jhtm

 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Donos recorrem à Justiça para evitar morte de cachorros

Donos de cães com leishmaniose lutam na Justiça para livrá-los da eutanásia. Para o Ministério da Saúde, os animais devem ser sacrificados logo após o diagnóstico para evitar a contaminação de pessoas e outros animais. A informação é de reportagem de Elida Oliveira, publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A doença, causada por protozoário e transmitida pela picada do mosquito-palha, pode matar. Especialistas garantem, porém, que é possível controlá-la com remédio.
Em meio à polêmica, a psicóloga Márcia de Jesus, 45, de Belo Horizonte, tratou o pitbull Vlad, de oito anos, com um remédio usado para combater uma doença reumatológica em humanos. Ela conseguiu mostrar à Justiça que o cão não tem mais sinais da doença, contraída há seis anos, e não representa perigo. Venceu a ação.
O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a eutanásia é indispensável para cães doentes. "Tratá-los significa usar em larga escala os poucos medicamentos que temos para leishmaniose e, com isso, reduzir a eficácia dos produtos em humanos."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/894561-donos-recorrem-a-justica-para-evitar-morte-de-cachorros.shtml

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.


Brasil vai colocar mais água na gasolina e importar álcool

Em nova tentativa de conter a escalada de preços dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) autorizou o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos, informam José Ernesto Credendio e Leila Coimbra, em reportagem na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Desde ontem, o etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%. O limite para o etanol ser considerado anidro é 1% de água.
A mudança, assim, permitirá a importação de álcool dos EUA, que tem mais água. Com a alta dos preços do petróleo, é mais barato para o país importar álcool do que gasolina.
Mesmo com aumento do álcool, crescem as vendas de carros flex
Álcool vai a R$ 2,80 por litro, mas cai na usina
A mudança não afetará o álcool combustível (hidratado), vendido nos postos.

Conforme resolução publicada pela ANP, o teor real de etanol anidro na gasolina cai de 98% para 92,1%. A medida vale até 30 de abril, quando termina a entressafra de cana no centro-sul.

IMPORTAÇÃO
Além dessa medida, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou ontem que um carregamento de gasolina importado pela Petrobras chegará ao Brasil até o dia 15 de abril.
Segundo ele, a gasolina será armazenada e utilizada em caso de necessidade. "No ano passado a gente importou para 10 dias, não deve ser muita coisa diferente disso", afirmou..
No ano passado a Petrobras importou 3 milhões de barris de gasolina de várias origens no início do ano, o que não fazia há cerca de 40 anos, também em função de um mercado interno aquecido.
Costa informou que as refinarias da empresa estão trabalhando a plena capacidade e produzindo 380 mil barris diários de gasolina, totalmente absorvidos pela demanda interna.

ESCALADA DE PREÇOS
O álcool manteve a escalada de preços nesta semana nos postos de São Paulo e chegou a R$ 2,80 por litro, segundo outra reportagem da Folha de hoje. O preço médio registrado pela pesquisa semanal da Folha foi de R$ 2,19 por litro, com alta de 20% em 30 dias.
A tendência de alta do álcool, no entanto, pode estar no fim. O hidratado já sai das usinas com preços menores do que há uma semana.
É o que mostram os valores de negociações do hidratado em Paulínia, conforme dados do Cepea. Demanda menor e oferta maior vão derrubar os preços.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/894198-brasil-vai-colocar-mais-agua-na-gasolina-e-importar-alcool.shtml

quinta-feira, 17 de março de 2011

Deputado José Antonio Reguffe - Exemplo a ser seguido.

O deputado ético José Antonio Reguffe, que abriu mão das mordomias, já tem um companheiro na Câmara. É Carlos Sampaio, um promotor paulista que dispensou o aumento de salário.

Carlos Newton

Aos poucos, vão surgindo novos parlamentares que podem nos surpreender. Depois do deputado José Antonio Reguffe, do PDT gaúcho, agora desponta o deputado Carlos Sampaio. É um jovem promotor de Justiça, eleito pelo PSDB de São Paulo, que após tomar posse determinou à Diretoria da Câmara que descontasse mensalmente de sua verba de representação o equivalente aos 60% do aumento de salários que escandalizou boa parte da opinião pública, abrindo mão do novo salário de 26,7 mil e retornando ao salário anterior, de 16,5 mil.

Reguffe, por sua vez, de uma tacada só protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa. Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.

Conforme já publicamos aqui no blog, Reguffe abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão.

Agora, ao tomar conhecimento de que o deputado Carlos Sampaio abriu mão do novo salário de 26,7 mil, para retornar ao salário anterior, de 16,5 mil, Reguffe anunciou que vai seguir o mesmo caminho:

“A informação que eu tive é que não tínhamos o direito de abrir mão do salário. Mas, se for possível descontar da verba de representação o equivalente ao aumento de salários, farei isso com certeza” — disse o deputado à jornalista Domitila Becker, do site da revista Veja.

Os dois jovens parlamentares estão dando um belo exemplo, não há dúvida. Mas dificilmente outros deputados federais (ao todo, são 513) farão o mesmo. É uma questão de foro íntimo. Alguns deles são de partidos pequenos, têm grandes dificuldades para fazer campanha e se reeleger. No caso do PSOL, por exemplo, colaboram para sustentar o partido, é até compreensível que não possam ser tão generosos. De toda forma, só o procedimento de Reguffe e Sampaio já vale muito para os eleitores que tiveram a consciência de votar neles e estão de parabéns.

Fonte:  http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=16619

quinta-feira, 10 de março de 2011

Com "bicicletadas", ativistas declaram guerra aos "monstroristas"

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO

"Monstroristas", "mautoristas", "frustrados que compraram carro para respirar fumaça", "covardes". É assim que ciclistas engajados na defesa do uso de bicicleta como meio de transporte urbano chamam motoristas de carros, ônibus e afins.
O atropelamento de ciclistas em Porto Alegre na semana passada acirrou os ânimos desse grupo, que reagiu com "bicicletadas" de protesto.
O paulistano Renato Zerbinato, 34, se envolveu com o cicloativismo há dois anos, após se mudar para Brasília, cidade que define como "extremamente hostil" aos ciclistas devido às vias rápidas.
Ele vê uma "guerra velada" entre ciclistas e motoristas, que, reclama, não costumam respeitar a distância de 1,5 m do ciclista e o direito de bicicletas e carros dividirem a pista, previstos no Código Brasileiro de Trânsito.
Outra bandeira dos cicloativistas é que atropelamentos não sejam divulgados como acidentes, mas como incidentes ou até homicídios.
Renato Zerbinato, que mora em Brasília, já foi atropelado cinco vezes e defende o direito dos ciclistas
Zerbinato diz que foi atropelado cinco vezes, três por insistir em pedalar na rua e não colado ao meio-fio.
A jornalista Lívia Araújo, 32, integra o grupo Massa Crítica, que sofreu a agressão em Porto Alegre. Ela diz que sentiu maior solidariedade por parte dos motoristas, mas também já ouviu piadas. "Passam pela gente gritando 'strike' ou 'atropela'", conta.

ANJOS
A estilista Ana Vivian, 24, de Florianópolis, define o "monstrorista" como alguém que "usa a carcaça metálica para causar medo e punir o mais frágil". Ela diz que a figura não é regra no trânsito, mas os agressivos já deixam marcas. "Aquele que te xingou é que estraga teu dia."
O consultor João Paulo Amaral, 24, criou com amigos de São Paulo o Bike Anjo, que dá 'aulas' gratuitas de comportamento para ciclistas na cidade grande: o "anjo da guarda" acompanha iniciantes e dá dicas de segurança.
Ele diz que criou o grupo motivado pelo atraso do poder público em preparar a cidade para o ciclista.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/886188-com-bicicletadas-ativistas-declaram-guerra-aos-monstroristas.shtml

quarta-feira, 9 de março de 2011

Um milhão de sardinhas aparecem mortas nos EUA



As autoridades não acharam nenhuma toxina na água. Acredita-se que o cardume entrou na área e não conseguiu achar a saída. Os peixes esgotaram todo o oxigênio contido na água da marinha perto de Los Angeles, na Califórnia.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=um-milho-de-sardinhas-aparecem-mortas-nos-eua-04021C3960D0897327&mediaId=9714098

terça-feira, 8 de março de 2011

Nasa adverte que os polos estão derretendo mais rápido que o previsto

Em Washington

As camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida estão perdendo massa a um ritmo mais acelerado que os prognósticos feitos até agora, o que repercutirá na alta do nível dos oceanos, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (8) pela Nasa.
Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão derretendo mais rápido que as geleiras das montanhas e serão o principal fator de contribuição para uma alta global do nível dos oceanos, muito antes do previsto.
Como exemplo, em 2006 os polos perderam uma massa combinada de 475 gigatoneladas ao ano em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em uma média de 1,3 milímetros ao ano, frente as 402 gigatoneladas que as geleiras da montanha perdem em média.
A Nasa analisou dados de seus satélites entre 1992 e 2009 e descobriu que a cada ano durante o curso do estudo as camadas de gelo dos polos perderam uma média combinada de 36,3 gigatoneladas a mais que no ano anterior.
"Que as camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que as geleiras das montanhas", assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia.
"O surpreendente é que esta maior contribuição das camadas de gelo já está ocorrendo", advertiu o cientista, que realizou a pesquisa com a colaboração do Laboratório da Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
As medições realizadas indicam que se "as tendências atuais continuarem é provável que o aumento do nível do mar seja significativamente maior que os níveis projetados pelo Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática em 2007", acrescentou.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2011/03/08/nasa-adverte-que-os-polos-estao-derretendo-mais-rapido-que-o-previsto.jhtm

quinta-feira, 3 de março de 2011

Inclassificáveis - Vídeo

Inclassificáveis - Atividade 3a. Série

Arnaldo Antunes

Composição: Arnaldo Antunes

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,
não há sol a sós

egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol