quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Atividade de Reforço de Biologia ~2a. Série – Manuscrito

Manuscrito

  1. Defina Biologia
  2. Cite as características que diferenciam os seres vivos dos seres brutos
  3. Diferencie anabolismo de catabolismo
Disserte sobre a composição, formação, função e importância dos seguintes compostos:
  1. Lipídios
  2. Proteínas
  3. Carboidratos
  4. Água
  5. Sais Minerais
  6. Vitaminas
  7. Ácidos Nucleicos
  8. Enumere 4 características das enzimas
  9. Explane sobre a síntese das proteínas e quais as organelas envolvidas
Disserte sobre os seguintes metabolismos celular:
  1. Respiração Aeróbia
  2. Respiração Anaeróbia
  3. Fermentação Alcóolica
  4. Fermentação Lática
  5. Fotossíntese
  6. Quimiossíntese
  7. Aponte diferenças entre células eucarióticas e procarióticas, indicando os grupos de seres vivos que as apresentam.
  8. Qual a  importância da diferenciação celular nos organismos multicelulares?
  9. Cite a natureza química da membrana e da parede celular.
  10. Dê a diferença entre o processo da simples difusão e o de osmose.
  11. Esquematize o  processo de plasmólise e deplasmólise das células  vegetais.
  12. Dê as diferenças entre fagocitose e pinocitose.
  13. Diga sobre o complexo de Golgi:
a)      Como ele é formado
b)      Com que outra organela ele se relaciona.
  1. Diferencie quanto a função do retículo endoplasmático rugoso, liso e a do complexo de golgi nas células secretoras.
  2. Conceitue organismos autótrofos e heterótrofos e diga quais são esses organismos.
  3. Diga onde se localizam os pigmentos fotossintéticos nas células eucarióticas.
  4. Mencione a função dos centríolos.
  5. Defina ciclose
  6. Esquematize a estrutura de microfilamento.
  7. Faça a distinção de núcleo e nucleóide
  8. Cite quatro componentes básicos do núcleo interfásico.
  9. Descreva a carioteca e sua relação com o retículo endoplasmático.
  10. Defina lócus gênico.
  11. Defina:
a)      cromossomo homológo
b)      células diplóides
c)      células haplóides
d)     genes homozigotos
e)      genes heterozigotos
  1. Quanto aos cromossomos, classifique os com relação a posição do centrômero
  2.  Descreva e esquematize as etapas da Mitose.
  3. Descreva e esquematize as etapas da Meiose
  4. Comente sobre o Histórico da Genética.
  5. (Unimep-5P) Um casal tem pigmentação normal, porém é heterozigoto para albinismo. Seu filho também tem pigmentação normal. Qual é a probabilidade de que esse filho seja homozigoto?
  6. (Fuvest-SP) Em uma espécie de planta, a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde e a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os locos dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes. Da autofecundação de uma planta duplo-heterozigota, foram obtidas 800 plantas. Qual o número esperado de plantas:
a)      com sementes verde-rugosas?
b)      com sementes amarelas?
c)      Com sementes rugosas?
  1. (Fuvest-SP) Um indivíduo é heterozigoto quanto a dois pares de genes (Aa e Bb), localizados em diferentes pares de cromossomos. Em relação a esses genes, que tipos de gametas formará, e em que proporção?
  2.  (Vunesp) Numa dada planta, o gene B condiciona fruto branco e o gene A condiciona fruto amarelo, mas o gene B inibe a ação do gene A. O duplo recessivo condiciona fruto verde. Considerando que tais genes segregam-se independentemente um do outro, responda:
a) Como se chama esse tipo de interação?
b) Qual a proporção fenotípica correta entre os descendentes do cruzamento de plantas heterozigotas para esses dois pares de genes?

  1. (PUCC-SP) Em certa raça de cães, dois pares de genes autossômicos e com segregação independente determinam a pigmentação dos pêlos: o alelo M condiciona cor preta e o alelo m, marrom; o alelo B, que permite a formação de pigmento, é dominante em relação ao alelo b, que é inibidor e determina pêlos brancos. Na descendência do cruzamento MmBb x mmbb, espera-se uma proporção fenotípica de:
  2. (Fuvest-SP) Um rato I de pelagem negra cruzado com uma rata albina produziu 12 filhotes, todos negros. Essa mesma rata albina cruzada com um rato 11, tam- bém negro, produziu 7 filhotes negros e 5 albinos. Representando por A o alelo que condiciona pelagem negra e por a o que condiciona pelagem albina, es- creva os prováveis genótipos dos ratos I e II e dos filhotes de cada uma das ninhadas

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