terça-feira, 24 de junho de 2014

24/6 - Dia Internacional do Leite

O leite é um alimento complexo, que apresenta um balanço nutricional apreciável: contém proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O teor de água deste alimento é de aproximadamente 90%, e a diluição de nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional do leite seja melhor do que as propriedades de cada nutriente, se consideradas isoladamente (VERRUMA & SALGADO, 1994).

10 razões para se tomar leite:

1. Melhor fonte de cálcio: o leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio - mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos. Maiores chances de um futuro sem doenças;

2. Cálcio biodisponível: o cálcio do leite, em função de sua forma química e da presença da lactose, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos. Por isso, leite na mesa no dia-a-dia é simplesmente indispensável;

3. Proteínas de alto valor biológico: as proteínas do leite são completas, propiciando a formação e a manutenção dos tecidos do organismo. Essa é a razão pela qual as mães, intuitivamente, não deixam faltar leite na alimentação de crianças e adolescentes em fase de crescimento;

4. Energia: o leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Por isso, é ideal para as crianças. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das suas necessidades de calorias;

5. Vitamina A: os leites integrais e os enriquecidos com vitamina A, ajudam no crescimento das crianças e melhoram as suas defesas contra as doenças infecciosas;

6. Boa fonte de vitaminas: além da vitamina A, o leite tem, por exemplo, significativa quantidade de vitamina B1, importante na produção da energia de que o corpo precisa, e de vitamina B2, reguladora da utilização de proteínas e gorduras;

7. Boa fonte de minerais: mais do que o cálcio, o leite contém boa quantidade de fósforo, que também ajuda na formação dos ossos. Além disso, 2 copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro;

8. Alimento seguro: graças às modernas tecnologias de processamento, como a ultrapasteurização, não se justifica mais o consumo de leite cru, que representa perigo à saúde. Hoje o leite tratado e seguro está disponível em todo país;

9. Alimento versátil: bebidas lácteas, vitaminas, leites aromatizados ou enriquecidos com nutrientes como ômega, ferro, cálcio e vitaminas; há sempre um tipo de leite adaptado às necessidades nutricionais e ao paladar das pessoas;

10. Alimento gostoso e de sabor delicado é um ingrediente onipresente na culinária. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças. Por isso, pode ser utilizado com cereais, farinhas e outros alimentos.

 
Fonte:
http://www.revistavigor.com.br/2008/05/22/dia-mundial-do-leite/
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2007/junho/3a-semana/noticia.2007-06-22.8301832804/

Amanhã um ponto de vista diferente sobre o uso do leite.

24/6 - Dia Internacional do Leite

Ontem divulgamos 10 razões para a utilização do leite.
Um resumo bastante sintético do por quê se usar este produto, que é  base da alimentação da esmagadora maioria da população nos cafés da mahã, e que constitui tantos outros produtos utilizados em nosso dia a dia (ex. sorvetes, cremes, massas, iogurtes, queijo, etc.)
Mas este espaço (o blog) não foi formulado ou planejado para somente contribuir com informações numa linha VERTICAL de ação, o que objetivo de fato é fazer neurônios funcionarem, causar super aquecimento nos cérebros e nada melhor para isso do que um ponto de vista conflitante sobre um assunto aparentemente já estabelecido.
Deixo claro que não estou defendendo uma ou outra opção, afinal a liberdade do conhecimento consiste exatamente em você adquirir a informação, digeri-la, avalia-la e fazer com que a mesma passe a fazer parte de você, de forma que te permita viver dignamente com você mesmo e com o meio ambiente. Independentemente do seu credo, posicionamento político ou social.

Para muitas pessoas a utilização do leite faz parte do receituário médico, para outras é uma contra-indicação médica, e para alguns um prazer, para outros a  não utilização é uma opção de respeito a outros seres vivos. Seja como for a sua forma de ver as coisas, conhecimento não ocupa espaço.

Então com vocês as palavras, imagens e considerações da concorrência, os vegetarianos:

sábado, 21 de junho de 2014

21/6 - Inverno


O Inverno oficialmente se iniciou hoje às 8h28 (21/6). A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as massas de ar seco devem resultar em baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%), no período da tarde, por vários dias seguidos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12% é considerado estado de emergência.

Para saber mais: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/06/21/inverno-comeca-com-previsao-de-tempo-seco-e-mais-frio.jhtm
Bom friozinho a todos!!!!


quarta-feira, 18 de junho de 2014

18/6 - Dia do Químico

Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.

Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos.
E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

O QUE FAZ?
O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.
O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos.
Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.
E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.

A CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS
A alquimia é considerada uma das ciências mais antigas, tendo influenciado todas as demais.
Precursora da química, seu objetivo era compreender a natureza e reproduzir seus fenômenos para atingir um estado superior de consciência.
Em seus experimentos de laboratório, os alquimistas buscavam duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar metais em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de prolongá-la indefinidamente.
Além de legarem à química a descoberta de substâncias e experiências químicas, os alquimistas deixaram receitas sobre como obter a pólvora e o álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que elementos como o arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram por eles descobertos.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-do-quimico

Não esqueça de dar os Parabéns para a Prof. Cristina de Química!!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Atividade de Reforço de Biologia ~3a. Série – Manuscrito

Manuscrito

  1. Defina biologia
Descreva a morfologia dos grupos vegetais:
  1. Briófitas
  2. Pteridófitas
  3. Gimnosperma
  4.  Angiosperma
  5. Diferencie: Floema x Xilema
  6.  Comente sobre os hormônios vegetais
  7.  Descreva os tipos de tecido de sustentanção, preenchimento e crescimento dos vegetais.
  8. Cite e descreva os componentes reprodutivos das angiospermas
      Descreva:
  1. Fotoperiodismo
  2. Fototropismo
  3. Geotropismo
  4. Disserte sobre:
a)     Crescimento Vegetal   
b)     Nutrição Vegetal (Condução da Seiva) 
c)     Polinização   
  1. Gametogênese
  2. Qual a importância dos insetos para o desenvolvimento das plantas?
  3. Comente sobre a função do fruto e das sementes para os vegetais.
Disserte sobre os sistemas do organismo humano:
  1. Sistema Digestivo
  2. Sistema Reprodutor
  3. Qual o papel benéfico e maléfico dos vírus, bactérias e fungos na sociedade humana.
Comente sobre a anatomia e fisiologia dos invertebrados: (quadro)
  1. Espongiário
  2. Cnidários
  3. Asquelmintos
  4. Platelmintos
  5. Moluscos
  6. Equinodermos
  7. Artrópodo
  8.  Comente sobre as funções vitais dos vertebrados: (quadro)
  9. Disserte sobre as principais características dos Chordatos e seus principais grupos.
  10. Comente sobre a importância ecológica e econômica das algas e dos fungos.
  11. Qual a importância da minhoca para a saúde do solo?
Classificação dos Vertebrados quanto a características anatômicas e fisiológicas:
  1. Peixes Ciclostomados
  2. Peixes Ósseos
  3. Peixes Cartilaginoso
  4. Anfíbios
  5. Répteis
  6. Aves
  7. Mamíferos
  8. O que é Ostreicultura?
  9. Comente sobre a função da bexiga  natatória e do clasper nos peixes.
  10. Quais são os principais grupos de cobras venenosas?
  11.  Esquematize uma pena e a estrutura de reprodução dos ovíparos?
  12. Qual a função do esterno e da glândula uropigiana?
  13. Qual a função da siringe?
  14. Qual a importância dos pêlos para os mamíferos?
  15. Como se diferencia as cavidades cardíacas entre anfíbios e mamíferos?
  16. Disserte sobre a excreção nas aves e nos mamíferos?
  17. Comente sobre a digestão nos ruminantes.
Disserte sobre a composição, formação, função e importância dos seguintes compostos:

  1. Lipídios
  2. Proteínas
  3. Carboidratos
  4. Água
  5. Sais Minerais
  6. Vitaminas
  7. O que é e como se calcula o GEB?
  8. O que é e como se calcula o NET?
  9. Demonstre o cálculo para você de GEB?
  10. Demonstre o cálculo para você de NET?
  11. Descreva o processo digestório, bem como os órgãos envolvidos na digestão de alimentos ricos em Lipídios, Proteínas e Carboidratos. 

domingo, 8 de junho de 2014

8/6 - Dia Mundial dos Oceanos

Em 1992, durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio) foi criado o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra e actualmente é um ponto chave no tema das alterações climáticas, muito em voga – já não era sem tempo! – nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.

Hoje realizam-se actividades e eventos relacionados com o mar e o homem em muitos países.

Para quê preocupar-me com os Oceanos?
Porque os Oceanos…
... geram a maior parte do oxigénio que respiro
… alimentam-nos
… regulam o nosso clima
… limpam a água doce que bebo e utilizo no dia-a-dia
… fornecem fármacos com potencial para tratamento médico
… Oferecem-me inspiração ilimitada!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

4 Anos - Scarlat


Que falta você faz, minha baby linda!
Como faz falta ouvir o seu "Eu te amo" em bom alemão!
Mas tenho certeza que você está aprontando ...
e rosnando muitíssimo ai, e que continua a cuidar da gente aqui em baixo!
Aeternus amor.